Bumba-Meu-Boi Certificado como Patrimônio Cultural do Brasil

Bumba-Meu-Boi Certificado como Patrimônio Cultural do Brasil
Bumba-meu-boi

Fonte da Imagem adilsonfarias.blogger

Na última quinta feira, no Maranhão, o Bumba-Meu-Boi foi certificado como Patrimônio Cultural Brasileiro. A Cerimônia foi no Palácio dos Leões em São Luiz.

Na solenidade de Certificação, a ministra Ana de Hollanda entregou as placas e certificados à Brasilina Rosa da Conceição, do Bumba-meu-boi da Pindoba; Antônio Fausto Silva, do Bumba-meu-boi Unidos Venceremos e à governadora do Estado, Roseana Sarney.

Aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o registro de Patrimônio Cultural do Brasil foi concedido ao Bumba-meu-boi do Maranhão há um ano, durante reunião do Iphan, em Brasília.

O dossiê, intitulado Inventário Nacional de Referência Cultural sobre o Bumba-meu-boi do Maranhão, foi apresentado pelo relator Luiz Phelippe Andrès, conselheiro da Câmara Imaterial. A proposta foi apresentada ao Iphan  em 2008.

A brincadeira do Boi é considerada a manifestação folclórica mais forte da cultura maranhense. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo. Nos diferentes estados onde ocorre, recebe diversos nomes, como Boi-Bumbá ou Boi-de-Parintins, no Amazonas; Bumba-Meu-Boi, no Nordeste; Boi-de-Mamão, em Santa Catarina; Boizinho, no Rio Grande do Sul, e outros.

Só no Maranhão, são 549 grupos de Boi existentes no Estado, que agora recebem o reconhecimento em forma de título.

“Reflete a alma do povo maranhense. E essa alma é cercada de várias influências por todas a etnias que por aqui passaram”, explicou Kátia Bogéa, superintendente do Iphan no Maranhão.

A representação do Bumba-Meu-Boi em barro, cerâmica e qualquer outro tipo de escultura, em todo o país é muito vasta.

Vale a pena conferir clicando na foto ao lado ! ;)