Blog Artenata | Post

Um blog dedicado à arte, ao artesanato e à cultura popular brasileira.
13 November 2014

A Arte da Marchetaria | Maqueson

A marchetaria é uma técnica que ornamenta superfícies de móveis, painéis ou pisos com materiais diversos, mas principalmente com madeira. A prática da marchetaria foi aperfeiçoada pelos egípcios antigos, que inicialmente utilizavam materiais como bronze, ouro, marfim e pedras preciosas para decorar objetos de grande valor.

Somente na metade do século 16, com as melhorias nas ferramentas utilizadas para o ofício, a marchetaria conhecida hoje começou a surgir com as peças unidas como um conjunto e coladas em um fundo contínuo.

Atualmente existem no mundo inteiro inúmeros ateliês de marchetaria e associações de marcheteiros que buscam com o trabalho manter as tradições da arte em madeira com criações mais contemporâneas, mas ao mesmo tempo fazem também restaurações em obras antigas.

Um dos melhores artesãos de marchetaria do Brasil é o acriano Maqueson. O artista explora em seus trabalhos temas amazônicos, retratando a riqueza dos rios, a fauna e a flora em suas peças. As principais madeiras utilizadas por ele são o mogno, cerejeira, sucupira, imbuia, cedro, caviúna, murapiranga e o ipê. Em suas peças o artista não utiliza nenhuma coloração artificial, o que aumenta a qualidade do seu trabalho. Além dos porta-joias, Maqueson produz quadros de grandes dimensões, porta-retratos, marcadores de livros, entre outros.

Texto e foto: Larissa Pampolha

2 Responses

    1. Artenata

      We are glad you liked! If there is a particular item you would like to hear more about it, let us know!
      Thank you Patricia! have a great weekend!

Leave a Reply